Brinquedos pode ser transmissores de doenças , você sabia ? E por isso eu te pergunto : qual foi a última vez que você fez uma boa limpeza nos brinquedos do seu filho? Sim , existem técnicas de limpeza e higienização corretas para evitar que o seu filho adquira uma diarréia infecciosa por exemplo.
Para evitar que esses males ocorram, de tempos em tempos, é necessário dar uma geral em toda a brinquedoteca. Poeira, umidade, restos de massinha , tudo isso se acumula nos baús de brinquedos e como nos primeiros anos a criança leva tudo à boca , criar uma rotina para a limpeza dos brinquedos é sempre uma boa ideia.
Para os itens usados com frequência, o ideal é que a limpeza ocorra semanalmente. Já aqueles que ficam guardados por mais tempo e os muito delicados, como ursinhos de pelúcia e bonecas de pano, podem ser higienizados a cada quinze dias. O local onde as crianças brincam também merece atenção e deve ser limpo diariamente.
BRINQUEDOS DE PLÁSTICO E METAL
Super fáceis de limpar : utilize um pano umedecido com água e sabão neutro. Torça bem antes de aplicar. Quando o brinquedo estiver seco, finalize passando um paninho com álcool 70% para garantir total higienização.
Já itens simples, como panelinhas, xícaras e peças de jogos, como Lego, podem ser lavados à mão com detergente neutro e uma esponja macia. Depois, basta escorrê-los até secar ou enxugar com um pano limpo e seco.
Álcool 70% (ou 70 volumes, como aparece em alguns rótulos) é um produto coringa, que pode ser usado como desinfetante na maior parte dos materiais.
* * ATENÇÃO especial ao mordedores :devem ser esterilizados (com a solução composta por 1 litro de água e 1 colher de sopa de água sanitária ) toda vez que o seu filho se recuperar de alguma doença (como gripe e outras viroses em especial) e também sempre que forem usados por outras crianças ( como os irmãozinhos) . Se tiver máquina de lavar louça, lave estes itens na prateleira superior dentro de um saquinho de roupa delicada com zíper, para impedir que caiam no fundo da máquina.
Um mordedor em que a criança põe a boca, e molhado com saliva pode ficar cheio de fungos. Olha essa foto :
Horrível não é mesmo ? O problema dos fungos e do mofo podem ser consequência do sapinho na boca da criança, o que é muito comum. Para evitar, o ideal é higienizar o mordedor sempre e descartá-lo depois de um tempo de uso.
E AS PELÚCIAS?
O jeito mais prático de lavar os ursinhos é na máquina, sempre protegidos por uma fronha ou por saquinhos de lavanderia, próprios para essa função. Para isso, use sabão líquido próprio para peças delicadas. Depois da limpeza, deixe o brinquedo ao ar livre até secar por completo.
Colocá- los ao sol também é importante para reduzir a presença de mofo e ácaros.
Fica a dica !