Peguei Covid e agora , o que fazer com os meus filhos ?

Recebo diariamente inúmeras mensagens de mães , aflitas, que contraíram Covid e que não sabem como devem proceder com relação às crianças.

O primeiro procedimento ser feito é o isolamento. No nosso caso , nem sempre é uma tarefa fácil , principalmente no caso dos menores de 2 anos . Então, mesmo em caso de suspeita , use máscara em casa o tempo todo e não se esqueça da lavagem de mãos.

E por favor , não deixe seu filho na casa da avó ou da tia . Porque , até que se prove o contrário, o seu filho também pode estar com a doença e transmiti-la para outros familiares . Todos do domicílio devem seguir um isolamento de 10 dias .

FAÇO O EXAME NOS MEUS FILHOS ?

Se você tem suspeita da doença, iremos coletar o exame dos seus filhos apenas se eles apresentarem sintomas . E quando isso ocorrer, será o mesmo exame de diagnóstico dos adultos, aquele do cotonete.

Esse exame pode ser o RT-PCR , teste de antigeno ou teste rápido da farmácia. Todos são feitos através do cotonete no nariz . Somente assim , saberemos se ele tem ou não o novo coronavirus.

QUAL MEDICAÇÃO EU USO ?

Infelizmente não há tratamento específico para Covid . O que usamos são medicações, como xaropes expectorante e antitérmicos , comus nos quadros gripais . Por isso não tinha medo quando seu pediatra prescrever algum tratamento e siga as orientações.

O início do tratamento só deve ocorrer na presença de sintomas ! Não adianta fazer exame ou dar xarope se a criança não apresenta nenhum sinal da doença.

Ivermectina não é tratamento para Covid !

DEVO PARAR DE AMAMENTAR ?

Alimento poderoso, o leite materno além de nutrir e hidratar tem o poder de evitar inúmeras doenças, fortalecendo o sistema imunológico dos bebês por meio dos anticorpos da mãe, que são liberados para o filho naturalmente do início ao fim da mamada. 

Não há, até o momento presente, evidências científicas de transmissão do novo coronavírus por meio do leite materno de mãe contaminada. Os estudos iniciais também apontam para um baixo risco de infecção por COVID-19 entre bebês.

Considerando esses pontos, a Organização Mundial da Saúde (OMS), o Ministério da Saúde e a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) consideram que os benefícios do aleitamento materno superam o risco de contaminar o bebê.

Estudos demonstraram a presença de anticorpos capazes de neutralizar o vírus no leite de mulheres que tiveram a doença

Autor: Dra Fernanda Naka

Pediatra

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: