JÁ OUVIU FALAR DE SALTO DO DESENVOLVIMENTO?

Sabe aquele momentos em que o bebê, praticamente do nada, fica super irritado, como se estive com um incômodo constante ?

Ele chora, reclama, quer colo o tempo inteiro. Você não consegue ir no banheiro, de tanto que ele demanda a sua atenção. Não é cólica, não é fome, fralda limpinha, mas nada faz ele ficar tranquilo.E o sono, então, esse nem se fala. Aquela rotina de sonecas diurnas que estava indo tão bem volta quase à estaca zero. E mesmo o sono noturno, tem vários despertares, um desespero.

Isso pode ser um período de salto do desenvolvimento.

Fique tranquila , o seu bebê deve estar passando por um salto de desenvolvimento.

O QUE É SALTO DO DESENVOLVIMENTO?

Os saltos de desenvolvimento são os dias que antecedem a aquisição de uma nova habilidade pelo bebê, seja motora, visual, cognitiva, gustativa, dentre tantas outras. As mudanças são intensas no primeiro ano de vida : aprender a sustentar o pescoço, sentar , comer e mastigar , ufa! O cérebro está no mais puro stress .

O seu bebê, que ainda não fala, encontra esse meio para expressar como está se sentindo ao desbravar e lidar com esse mundo inteiramente novo e as suas novas habilidades. E a boa notícia é que assim que ele domina a nova habilidade ele volta ao normal, mais esperto do que nunca.

E aqui vai uma listinha dos principais saltos e a época aproximada que eles ocorrem. Porém, não se trata de um roteiro perfeito que vai acontecer exatamente da mesma forma com todos os bebês.

Alguns podem passar por esses períodos de forma mais tranquila e outros sentirem mais o impacto das mudanças. Da mesma forma que cada diferentes saltos são sentidos de forma diferente pela mesma criança, sendo uns mais intensos e outros mais suaves.

5 semana de vida: é o salto de desenvolvimento da visão, que fica mais aguçada. É nesse momento que o mundo se abre para o bebê e o seu cérebro está a mil por hora para conseguir absorver tanta informação e novidade.

2 meses : É um salto de desenvolvimento motor e de interação com as coisas e as pessoas. Nasce o sorriso mais lindo do mundo para você.

3 meses : é quando acaba a exterogestação, que é quando o bebê percebe que não está mais dentro do útero da mãe e ele descobre que é um corpo único.

E também é nessa época que o seu pescocinho vai ganhando mais firmeza. Se até então o bebê só via o teto, na maior parte do tempo, agora ele enxerga o mundo da altura do colo da mamãe.

4 meses e meio: é um salto de desenvolvimento bem marcante. Nessa época os bebês começam a rolar e ficar na posição de quatro apoios. Ele fica inquieto porque está ansioso em aprender logo e dominar esses novos movimentos. Ao mesmo tempo, essa ansiedade pode trazer frustração e irritação enquanto ele ainda não domina tais movimentos.

Acontece muito dos bebês acordarem chorando no meio da noite, assustados porque rolaram enquanto dormiam.

6 meses : o bebê passa a sentar, além de uma melhora na visão, que alcança pessoas e objetos que estão mais distantes dele.E exatamente por isso começa a querer estar cada vez mais perto da mãe e a sentir falta quando ela não está presente. Nessa época ele já conhece as pessoas do convívio e às vezes pode estranhar pessoas de fora do convívio.

7 meses : costuma ser um período em que o bebê se mostra mais inseguro. Ele começa a ficar angustiado quando não consegue mais ver a mãe em seu campo de visão. Isso acontece porque ele ainda não aprendeu que a mãe sai de perto dele, mas depois volta.

8 meses e meio: é um salto de desenvolvimento mental muito forte. O bebê está aprendendo a categorizar os objetos, as pessoas, enfim, tudo que está ao seu redor, tanto a partir das semelhanças, quanto das diferenças. Essa espécie de organização do mundo afeta toda a sua percepção de mundo através dos cinco sentidos: visão, audição, tato, olfato e paladar.

E ainda se mistura com o período do nascimento dos dentinhos , então, tenha muita paciência.

Autor: Dra Fernanda Naka

Pediatra

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: