Sustagen , farinha láctea , mucilon ou chocolate ?

Leite puro, essa é a recomendação para todas as crianças . Mas é quase irresistível dar uma certa corzinha ou um sabor adocicado no leitinho das crianças não é mesmo ?

Muitos pais recorrem aos achocolatados e farinhas na tentativa de melhorar e aumentar a quantidade de leite , para suprir as deficiências de nutrientes . Entretanto , não adianta substituir refeição por leite , mesmo que enriquecido com vitaminas .

Vamos ver as principais misturinhas e suas desvantagens :

1. Sustagen

Você já deu uma olhadinha na tabela nutricional do Sustagen kids ? É assustadora : em 30 g do produto temos 27 g de carboidratos , ou seja , 90% do produto é composto por açúcar .

Trata-se de açúcar ( sacarose ) com leite em pó:

A criança que toma leite com Sustagen pode ter aumento do peso , mas sem as alterações dos hábitos , continuará sempre com dificuldade em se alimentar .

2. Farinha láctea

Apresenta 73% da sua composição a base de carboidratos e assim como o Sustagen , possui uma baixa quantidade de fibras . Trata-se apenas de farinha de trigo com açúcar :

A constipação intestinal é frequente nas crianças que fazem uso do produto .

3. Mucilon

Também calórico , trata-se de uma mistura de farinha de arroz com açúcar :

Dentro da linha Mucilon , há várias opções : com aveia , milho , multicereais e até com zero açúcar .

Na opção zero açúcar , temos a mistura de farinhas de arroz, aveia , cevada , milho e quinoa . Enriquecida com frutas é uma das melhores opções .

4. Chocolate em pó

São calóricos , uma mistura de chocolate com açúcar . Uma boa troca seria utilizar cacau em pó com açúcar : mais nutritivo e com menos calorias .

Qual a melhor opção ?

Depende . Em alguns casos , crianças com baixo peso podem fazer uso de alguns produtos para aumentar a oferta calórica , com acompanhamento de uma nutricionista e controle de peso . Mas gostaria de deixar claro que a opção mais saudável será sempre o leite na forma pura ou batido com frutas e iogurte.

Não troque almoço ou jantar por mamadeira . Nunca . Crianças maiores de 1 ano de idade precisam comer bem e não mamar !

O objetivo do post é mostrar a você quanto açúcar oferecemos a criança . Adicionar algo no leite só aumenta o risco de obesidade e sem acrescentar nenhum benefício nutricional .

Reflita sobre estes hábitos tão enraizados na nossa cultura ! O paladar tão adocicado oferecido a crianças tão pequenas com certeza terá muita influência nas duas escolhas por uma vida inteira .

Fica a dica .

Autor: Dra Fernanda Naka

Pediatra

8 comentários em “Sustagen , farinha láctea , mucilon ou chocolate ?”

  1. Meu filho tem 2 anos e 2 meses e toma o leitinho antes de dormir ,quando acorda e depois do almoço pra dormir!
    Eu diminuir a quantidade pois estava tomando muito agora não dou nem metade da mamadeira (120 ml )a cada mamada, até que idade vc me recomenda manter o leitinho dele, eu tirei por duas semanas pq queria que ele tomasse no copo mas ele não quis , como achei que estava novo demais pra larga o leitinho voltei com a mamadeira e ele ficou todo feliz, moramos nos EUA e aqui ele sempre indica a larga a mamadeira cedo.

    Curtir

  2. Dei leite puro a minha filha por 1 ano , até minha madrasta dizer que se desse leite puro , criava verme na criança. E que isso tinha sido instrução de uma pediatra. E que eu deveria colocar pelo menos Mucilon no leitinho dela , se não daqui a pouco a menina tava defecando verme. Morrendo de medo (mãe de primeira viagem) , dei leite com Mucilon e agora ela não quer mais tomar puro.

    Curtido por 1 pessoa

      1. Minha filha a partir de 1 ano comecei da leite de saquinho e coloco creme de arroz da marca yoki pq vi que na composição e na tabela não contém açúcar. Só que minha cidade está difícil de achar este produto, tento achar uma outra opção sem açúcar mas não encontro, a pediatra dela pediu pra da leite puro mas ela não bebe puro.

        Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: