Própolis : remédio para imunidade muito mais eficaz do que a vitamina C

Se você já usou própolis alguma vez na vida (seja via spray, seja por gotinhas diluídas em água), é bem provável que tenha sido para aliviar alguma tosse ou infecção na garganta. E tem fundamento.

O própolis é mistura de pólen, cera e resinas vegetais que as abelhas coletam por meio das enzimas salivares. Muitas vezes usado na forma de extrato, ele atua como antibiótico natural.

É composto por 50% de resina e bálsamo, 30% de cera, 10% de óleos essenciais e aromáticos, 5% de pólen e 5% de impurezas. Apresenta cerca de 60 minerais, incluindo cálcio, magnésio, ferro, zinco, sílica, potássio, fósforo, cobre, cobalto, bem como 16 aminoácidos. Ele também contém vitamina A (betacaroteno) e vitaminas B1, B2 e B3.

A composição do própolis varia de acordo com a área geográfica e os diferentes tipos de plantas das quais é recolhido, o que determina a cor da resina e as suas propriedades. O tipo verde é produzido no Brasil , derivado do alecrim do campo, e é o melhor no combate a doenças .

Própolis verde

Alguns estudos com o própolis já comprovam os efeitos anti-inflamatórios que estimulam a imunidade celular e incentivam a atividade de destruição de corpos estranhos. Os flavonoides também ajudam a eliminar do corpo os radicais livres em excesso e aumentam a produção de células de defesa do corpo.

O tipo verde é um dos mais estudados , inclusive por faculdade brasileiras ( Unicamp e Unesp) , e tem maior valor agregado devido a suas propriedades terapêuticas.

Possui ação anti-inflamatória e bactericida, com boa ação em estomatites , aftas , infecções de garganta e gripes . Experimentos demonstram que o própolis tem uma atividade antibacteriana mais eficaz nas bactérias que provocam amigdalites , potencializando o efeito dos antibióticos .

Suas substâncias promovem maior ativação das células de defesa, favorecendo o reconhecimento e a destruição dos micróbios.

Por ser um produto natural , não possui efeitos colaterais , como os observados pelas medicações . Desta forma , torna-se um produto ideal para crianças !

Como usar ?

O própolis pode ser encontrado em lojas de produtos naturais e farmácias em diversas formas. As mais comuns são cápsulas, tintura, balas ou extrato, que é a versão mais concentrada do produto.

Assim como o mel, pode ter variações na composição química, propriedades biológicas, cor e odor, com características da região em que é produzido .

Devido ao sabor intenso , ele pode ser misturado ao mel , chás , sucos e até no leite para auxiliar no paladar infantil e facilitar a sua aceitação .Use a forma sem álcool.

Recomenda-se o uso de 10 a 20 gotas para crianças . Somente maiores de 1 ano de idade e sempre com supervisão de um médico .

Autor: Dra Fernanda Naka

Pediatra

83 comentários em “Própolis : remédio para imunidade muito mais eficaz do que a vitamina C”

  1. Tomei na minha gravidez quando estive com muita tosse e não a suportava as dores nas costas de tanto tossir e para ajudar com amigdalite e no hospital mandaram-me comer ovo 😟😖 pois tive de correr atrás de algo que me tratasse, foi com charope de cenoura caseiro e este remedio, o própolis. Se for alergico ao pólen, ao mel, ou á picada das abelhas não recomendado, pois é feito com uma substância que as abelhas produzem pra fazer o mel.

    Já agora também é muito bom para aplicar no corte das orquídeas e outras plantas, pois ajuda a cicatrização do corte e protege da entrada de fungos e outros que se alimentam da seiva da planta. Eu experimentei e resulta. 😉😘

    Curtir

Deixe um comentário