Volta e meia, na minha página do Facebook, me deparo com algum comentário do tipo “estou preocupada porque meu filho tem 2 anos e meio e ainda não fala”. Inevitavelmente, surge alguma mãe repetindo a máxima de “toda criança tem seu tempo”.
Será mesmo que cada criança tem o seu tempo ?
Não ! Quando falamos em marcos do desenvolvimento,sabemos que um dos principais sinais de que uma criança possui alguma deficiência cognitiva ou intelectual, é o ATRASO COM RELAÇÃO ÀS DEMAIS CRIANÇAS DA MESMA IDADE.
Muitas mães demoram a perceber que seu filho possui algum atraso devido a dificuldade em admitir este fato. Mas a verdade é que não podemos considerar que cada criança tem seu tempo e imaginar que de uma hora para outra a criança disparará a fazer uma tarefa que ela não desenvolveu.
Sim, cada indivíduo é ÚNICO, pois tem sua própria história de vida, sua composição genética e vive dentro de um contexto específico de aprendizagem. Mas, existem os MARCOS DO DESENVOLVIMENTO INFANTIL, ou seja, atitudes que são esperadas em cada faixa etária. Ficar esperando que a criança aprenda por si só é muito perigoso.

A questão é que devemos sempre estar atentos as crianças da mesma idade dos nossos filhos, tanto com relação a fala quanto com relação a diversos outros fatores como psicomotricidade, senso de direção, desenvolvimento escolar e social , e verificar se o desenvolvimento das crianças está seguindo o padrão de acordo com a determinada faixa etária.
O que são marcos do desenvolvimento?
Os marcos do desenvolvimento infantil são referências usadas para acompanhar o crescimento dos pequenos. Por esse motivo é tão importante ficar por dentro do assunto.
Marcos do desenvolvimento:
• 2 meses : sorri quando conversam com ele , mexe ativamente os braços e pernas .
• 4 meses : sustenta o pescoço quando de bruços , ri ( gargalhadas) , segura objetos .
• 6 meses : localiza o som , leva a mão a boca com frequência e começa a estranhar pessoas que não são do seu convívio.
• 8 meses : senta sem apoio , brinca de esconde/achou , transfere objetos de uma mão para outra .
• 12 meses : anda com apoio, imita gestos como bater palmas , começa com algumas palavras .
• 18 meses : anda para trás , fala até 3 palavras , usa colher ou garfo .
• 2 anos : chuta bola , tira a roupa , pula com os dois pés, consegue formar frases simples com 2/3 palavras .

• 4 anos : saída total das fraldas , brinca com outras crianças , pula em um pé só , veste-se sozinha.
E se ele não está fazendo ?
O seu pediatra é a pessoa mais indicada para você conversar sobre o desenvolvimento do seu filho. Em caso de dúvidas e inseguranças, não hesite em procurá-lo para se acalmar. Se for necessário, ele indicará o acompanhamento de outros profissionais.
Minha filha se enquadra no Marco de desenvolvimento, tem 3 anos e 5 meses, vai ao banheiro sozinha só me chama para limpar,come sozinha, veste sozinha, a primeira palavra foi ao 7 meses pq sempre conversei muito com ela kkk desde que nasceu,mas depois disso não falou mais nada e com 1 ano começou a falar e hoje fala muito, agora começaremos com o desfralde da noite .. obrigada Doutora pelo seu post…e claro que não estou desmerecendo filho de ninguém estou apenas dizendo sobre a minha filha.
CurtirCurtir
Sai das fraldas totalmente com 4 anos? Aí apelou né…
várias crianças com ecoprese aí depois de desfralde forçado…
Melhor coisa é analizar caso a caso em equipe multiprofissional.
CurtirCurtir
Cada criança tem.seu tempo sim. A pessoa que escreveu pode até ser profissional, mas mãe e pai não é. Que história que com 4 anis a criança pula de um pé só e já veste-se sozinha. A minha com 6 é que começou a pular e ela é super saudável e desenvolvida. Tem dificuldade em pegar no lápis, porque eu devia ter a ajudado mais, mas está super bem. Conversar fiada…
CurtirCurtir
Sou pediatra e sou mãe . Se você me mostrar um artigo científico que mostre o contrário eu reescrevo o texto .
Acho um absurdo mães com seus “achismos” virem na minha página dizer que pensa o contrário .
Minha colega , de pensamentos ou ideias o mundo está cheio .
Como profissional eu não posso escrever com base em achismo . Se não gosta ou não concorda , NÃO LEIA .
CurtirCurtir
Talvez esse post esteja um pouco enganado,as crianças tem até 3 anos pra começar a falar em tese com o que a fonoaudióloga do meu filho me repassou.Algumas vezes esse tipo de post só serve pra deixar as mães mais preocupadas que o normal !!!!!
CurtirCurtir
Sigo a escala de Denver , método de avaliação do mundo inteiro . E você ?
CurtirCurtir