5 alimentos indispensáveis para alimentação do seu filho

Existem alimentos que são indispensáveis na dieta do seu filho .

1. Peixe

O peixe pode fazer parte do cardápio do seu bebê já nessa fase. Essa é uma recomendação da Sociedade Brasileira de Pediatria.

Se você está preocupado com os riscos de alergias, a recomendação dos especialistas é que essa proteína seja oferecida aos poucos. Isso porque, caso a criança apresente alguma reação, fica mais fácil identificar o que causou o problema.

Com relação às espinhas, o ideal é escolher os peixes que têm poucas ou que não as tenham, como cação, linguado ou badejo. Se não for possível, deve-se retirá-las com cuidado e atenção, e sempre checar mais uma vez antes de oferecer ao bebê.

As chances de ter um sono de qualidade e um QI mais alto são maiores para as crianças que consomem peixe ao menos uma vez na semana, aponta estudo recente da Universidade do Estado da Pensilvânia (EUA).

2. Ovo

A ciência afirma: o ovo é, sim, benéfico à saúde. É um dos alimentos mais nutritivos da natureza e excelente fonte de proteínas de alta qualidade. É um alimento quase perfeito: possui 13 vitaminas essenciais, minerais, proteínas de alta qualidade, gorduras insaturadas (saudáveis) e antioxidantes, e todos os nove aminoácidos fundamentais ao bom funcionamento do organismo, com apenas 70 calorias (um ovo cozido).

Deve ser oferecido a partir do sétimo mês , com a introdução da papa salgada , clara e gema e de preferência cozido e com a gema bem durinha.

Ovo de codorna é tão nutritivo e benéfico à saúde como o de galinha. No entanto, esses pequenos ovos possuem mais colesterol, considerando-se a mesma quantidade. Cinco ovos de codorna equivalem a um ovo de galinha.

3. Abacate

O abacate é um excelente alimento para ser oferecido aos bebês, principalmente durante o período da introdução alimentar.Fonte de vitaminas A, C e E, possui uma gordura muito boa que diminui o colesterol ruim (LDL), ajudando a reduzir a glicose no organismo.

Você pode misturar o abacate com outras frutas ou oferecer ele puro, mas sempre sem açúcar.Por ser rico em fibras, o abacate ajuda a regular o trânsito intestinal naturalmente, limpando e garantindo que o bebê não sinta dores por não conseguir evacuar normalmente.

É mais simples (e milhões de vezes mais nutritivo) do que oferecer uma papinha industrializada. Basta descascar, amassar e servir.

4. Brócolis

Muitos pais ainda não conhecem os benefícios do brócolis para crianças. Trata-se de um dos alimentos mais recomendados para complementar sua nutrição. É uma fonte importante de vitaminas, minerais, fibra e outros nutrientes chave para o desenvolvimento das crianças.

É um grande aliado do sistema imunológico, pois ajuda a reforçar as defesas para evitar doenças. Possui uma grande quantidade de fibras , melhorando o trânsito intestinal e uma grande quantidade de ferro , atuando na prevenção de anemias .

Adicionar brócolis na dieta infantil pode apoiar o processo de crescimento e fortalecimento dos ossos. A combinação de cálcio, magnésio e zinco que este vegetal oferece age de forma direta sobre a estrutura óssea, o que diminui o risco de fraturas.

5. Mel

O mel é o melhor remédio para a tosse. Isso é o que diz os estudos. Os cientistas dizem que os componentes encontrados no mel e reconhecidos pelas suas propriedades terapêuticas, matam micróbios e agem como antissépticos e antioxidantes.

O alimento também conta com ação antioxidante e prebiótica, esta última modifica o balanço da microbiana intestinal, estimulando o crescimento e/ou atividade de microorganismos benéficos. Por ser rico em carboidratos e açúcar, ele é ótima fonte de energia.

Autor: Dra Fernanda Naka

Pediatra

Uma consideração sobre “5 alimentos indispensáveis para alimentação do seu filho”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: