É difícil imaginar uma infância sem a presença do leite. Mas, e quando acaba o período de amamentação exclusiva e as crianças começam a comer alimentos sólidos, é preciso continuar tomando leite materno ? E para os bebês que usam fórmulas , quando começar a dar leite de vaca ?
Afinal qual é o leite ideal para cada idade e cada criança?
Não há dúvidas em relação aos benefícios do leite materno. A Organização Mundial da Saúde (OMS) e o Ministério da Saúde recomendam o aleitamento materno por dois anos ou mais, sendo exclusivo nos seis primeiros meses. Contudo, as opiniões dos especialistas em relação ao leite de origem animal, fórmulas infantis ou outras dietas ideais variam muito.
Com tantas marcas e tipos de leite , animal e vegetal , é comum os pais questionarem qual o melhor leite para uma criança. No post de hoje vou marcar as diferenças de cada um :
Leite de vaca
Leite pausteurizado ( saquinho ou caixinha ) , pó ou in natura ?
O leite de caixinha , ao contrário do que as pessoas pensam , não possui conservantes e por isso dura mais tempo.Na verdade é o processo de ultra filtração e o tipo de embalagem que permitem a duração por meses. Não há conservantes .A presença de soda cáustica e água oxigenada são alterações , proibidas, para melhorar o sabor de um leite impróprio para o consumo, mas isto é exceção.
Entretanto, devido à alta temperatura durante improviso de pasteurização , há a perda de muitos nutrientes no processo.
Não existe uma marca mais adequada para crianças ! A fórmula do Ninho , por exemplo , não o torna mais nutritivo do que as demais disponíveis no mercado.
Já o leite de garrafa ou saquinho, difere entre os seus tipos ( A,B ou C) devido ao grau de contaminação de bactérias. Ou seja : o leite tipo A possui uma menor concentração de bactérias em relação ao tipo B e C .
O leite de garrafa , integral do tipo A , é a escolha mais nutritiva para crianças maiores de 2 anos .
E o leite de vaca cru?
O leite cru , aquele direto da vaca , transportado muitas vezes em garrafões de alumínio não são adequados para o consumo. Apresentam grande quantidade de bactérias e transmitem doenças , como tuberculose, gastroenterites, salmoneloses e possuem uma elevada quantidade de gordura , levando ao aumento de colesterol .
Leite de soja
A soja é um alimento nutritivo , com vitaminas A , B12 e ainda pode ser uma alternativa para as pessoas intolerantes a lactose ou com alergia à proteína leite de vaca . Contém cálcio em uma quantidade inferior ao leite de vaca , mas com a vantagem de não ter gordura animal , sendo uma boa escolha para quem tem problemas de colesterol.
Menos calórico , deve ser utilizado com cuidado nas crianças com baixo peso. Não é a primeira opção para crianças , por ser nutricionalmente inferior ao leite de vaca .
O leite de soja tem hormônio feminino ?
Possui isoflavona , substância semelhante ao hormônio feminino e se ingerida em grande quantidade , pode levar a puberdade precoce em meninas . Não há indícios de infertilidade ou feminilização em meninos.
É importante lembrar de que as formas mais vendidas no mercado , a de suco de soja , não são iguais ao leite de soja , pois são diluídas com suco de frutas , reduzindo o valor de cálcio da porção.
Leite de cabra
Pouco utilizado , oferece uma boa quantidade de cálcio , mas perde em outros nutrientes , inclusive o ácido fólico. Devido às outras opções mais nutritivas , acabou em desuso na pediatria.
Leite de amêndoas, aveia e arroz
São opções mais caras e com pouco valor calórico , sendo o seu uso muito restrito na dieta das crianças. Cuidado com o desenvolvimento de alergias , comuns em crianças , principalmente em relação as castanhas.
Fórmulas lácteas
Indicadas para crianças menores de 1 ano , são fórmulas feitas à base de leite de vaca , mas com uma composição de nutrientes vitaminas e prebioticos para facilitar a digestão dos bebês . Uma boa alternativa para o bebê que não está em aleitamento materno.
As fórmulas não podem ser misturadas com farinhas , achocolatado ou frutas !
E o composto lácteo ( ou leites de crescimento) ?
Mais conhecidos pelo nome comercial ( Milnutri , Ninho Fases , Enfagrow ) são semelhantes às fórmulas lácteas – produtos à base de leite de vaca enriquecidos com vitaminas . Indicados para crianças maiores de 1 ano , possuem uma alto valor calórico devido à grande quantidade de açúcar na sua composição .
Não é a primeira opção para crianças ! O leite de vaca pasteurizado ( puro ) e uma boa dieta enriquecida com frutas e verduras continua sendo a recomendação dos especialistas.
Fica a dica!
Gostaria de saber um leite p bebê de 1 ano . Até hoje usou Aptamil Pro future.
Apesar de comer de tudo , fruta e verdura, temo intestino meio preso, provavelmente por conta do Vit.Ferro 5gts / 12kg .
Ainda não substitui o leite por não saber por qual 1 ano 15 dias obrigada!
CurtirCurtir
Leite em pó de qualquer marca é uma boa opção p crianças de três anos
O ninho Fort +essa nova composição que substitui o ninho integral antigo é uma boa opção , tem fibras só acrescentado
CurtirCurtir
Tentei mudar mas os leites Aptamim, Nan e Nestogeno São muito melhores em vitaminas e minerais.
CurtirCurtir
Nan e Altamir são iguais , somente de marcas diferentes
CurtirCurtir